" " NOVA CASTÁLIA: A PORTA SEMPRE ABERTA DO CORAÇÃO DE DEUS

Curta a Página do Autor

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A PORTA SEMPRE ABERTA DO CORAÇÃO DE DEUS



Batemos persistentemente em diversas portas que se apresentam neste mundo, não obstante, é frequente que as encontremos trancadas. O mundo gaba-se de seguir certo tipo de seleção, e, nesta seleção, o que conta são o status social, a fortuna e o sucesso. Sem tais símbolos, ficamos no escuro e na solidão exterior.

Porém, a entrada que conduz à essência mais íntima de Deus, esta se mantém aberta a todos aqueles que a buscam com sinceridade.

Uns anos atrás, decidi visitar o mosteiro trapista que se estabeleceu no interior do Paraná. Combinei a data da chegada, minha estada na hospedaria, e comprei as passagens. Pretendia utilizar os dias do Carnaval para mergulhar em uma experiência de silêncio e oração contemplativa. Chegando à rodoviária de São Paulo, encontrei-a dominada por uma verdadeira balbúrdia de turistas sufocados pela urgência de embarcar rumo às festas ou ao descanso em alguma das praias do litoral brasileiro.

Demorei quase três horas para subir ao ônibus que me levava a Curitiba. Tão logo conseguimos deixar a rodoviária, percebi que o trânsito na estrada também não facilitaria em nada o objetivo. Havia previsto chegar a Curitiba aproximadamente às seis da manhã, e embarcar noutro ônibus em direção a Campo do Tenente, onde foi construído o mosteiro. Contudo, devido a tantos contratempos, acabei desembarcando ao meio-dia.

O resultado foi o seguinte: tinha perdido o ônibus matutino que me conduziria a Campo do Tenente. A condução seguinte partiria somente ao final da tarde.

O outro ônibus acabou me deixando na estrada, perto de um posto de gasolina, e ali eu peguei carona com um caminhoneiro. Só consegui chegar ao mosteiro trapista às dez horas da noite. Como o ambiente caracteriza-se por ser campestre, não encontrei ali no local senão a claridade da lua e das estrelas. Observando o céu, admirei-o detidamente. Há tempos não testemunhava o firmamento com tanta beleza.

Só preciso agora encontrar a entrada do mosteiro, pensei. Sem isto, dormiria ali mesmo, ao relento.

Sentia-me exausto. De fato, estava em viagem há quase vinte e quatro horas, e naquele momento desejava apenas tomar banho e dormir bastante. No entanto, aquilo que parecia simples, rápido se tornou problemático. Recordei-me que, devido às vigílias que ocorrem na madrugada, os monges trapistas costumam adormecer cedo. Como entraria?

Bati em várias portas. Tentei abri-las girando a maçaneta, porém, nenhuma delas cedeu. Fiquei desconsolado. O céu noturno era absolutamente lindo, mas eu não estava disposto a dormir sobre a relva. Suspirei. Por fim, passados alguns minutos de hesitação, descobri uma pequena porta meio escondida junto ao jardim. Sem outra possibilidade, tentei aquela última esperança. Quase não consegui acreditar quando percebi que ela se encontrava aberta.

Foi a salvação!

Caminhei pelo interior do mosteiro e, em determinado instante, deparei-me com um monge. Fiquei satisfeito, conquanto ele se demonstrasse visivelmente perturbado. Só depois de uma conversa brevíssima, fui entender o motivo de sua perturbação: eu havia invadido a clausura dos monges trapistas. Naquele local, apenas os consagrados têm o direito de entrar. Mas como eu não atinara com o equívoco, irmão Rafael (chamava-se assim) gentilmente me acomodou na hospedaria.

Pensei bastante nesse episódio desde então. Muitos católicos afirmam que a vida monástica representa o coração espiritual da Igreja. Se isto condiz com a verdade, a clausura dos monges é o mais próximo daquilo que nós consideramos ser o coração amoroso de Deus. Pois naquele espaço, envoltos pelo silêncio de uma existência dedicada exclusivamente a Jesus Cristo, os religiosos devem experimentar esse amor de maneira privilegiada.

Havia diversas portas na ocasião, porém, somente aquela que conduzia à intimidade de Deus conservava-se aberta.

3 comentários:

  1. Puxa,mto legal vc por m escritas suas idas aos mosteiros ,amei td.

    ResponderExcluir
  2. Gabriel que bela narrativa. Obrigada por compartilhar conosco.O testemunho é algo muito precioso.Deus o abençoe.

    ResponderExcluir