" " NOVA CASTÁLIA: O SEGREDO DA JUVENTUDE

Curta a Página do Autor

sábado, 16 de setembro de 2017

O SEGREDO DA JUVENTUDE



O segredo da imortalidade, esse milagre que a ciência moderna almeja conquistar, tema que inspirou músicas e filmes, também foi abordada pelo esoterismo. O mago Eliphas Levi dizia que o segredo da imortalidade é conservar a juventude no coração. Mas o que caracteriza exatamente a juventude?
Os jovens são mais espontâneos, no entanto, às vezes, são também irresponsáveis, e isto certamente não há de ser o que urge conservar no coração.
Quando se tem uma existência inteira pela frente, a esperança é algo que acontece com naturalidade. O desespero que atormenta os corações envelhecidos é exatamente a ausência de esperança. Eis que os anos se passaram, e a maioria das possibilidades se desvaneceu. Somos obrigados a conviver com a consequência dos equívocos, e isso pode amargar os sentimentos.
O segredo daquilo que Eliphas Levi sugere reside nisso precisamente: conservar as esperanças da juventude no coração. Pois mesmo que o tempo transcorra, ainda que muita água corra debaixo da ponte, sempre existe a hipótese da esperança.

Gabriel Santamaria é autor de O Evangelho dos Loucos (romance), No Tempo dos Segredos (romance), Assim Morre a Inocência (contos), Destino Navegante (Poemas), Para Ler no Caminho (Mensagens e Crônicas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário