" " NOVA CASTÁLIA: DO SENTIMENTO TRÁGICO DA VIDA

Curta a Página do Autor

sábado, 26 de agosto de 2017

DO SENTIMENTO TRÁGICO DA VIDA


Do Sentimento Trágico da Vida, obra escrita pelo filósofo espanhol Miguel de Unamuno, desenvolve-se no exato ponto em que a filosofia resvala no pensamento teológico. Trata-se de um livro perturbador porque coloca os dilemas humanos fundamentais no centro da discussão sem escamotear as deficiências da natureza humana no esforço de tentar elucidá-los.
A tragédia da existência reside exatamente no fato de que, sendo uma criatura eivada de defeitos e limitações, o ser humano padece as contingências da realidade. Porém, em contrapartida, ao entrar em relacionamento com Deus, ocorre-lhe a oportunidade de se deificar. Isto significa dizer que o homem encontra-se em uma posição de permanente conflito: em parte é composto de consistência material precária, em parte é convocado a uma existência perene superior.
Mergulhar de cabeça na leitura de Unamuno exige do leitor a coragem de enxergar-se como um ser defeituoso e, ao mesmo tempo, a esperança de acreditar na redenção miraculosa de Deus.

Gabriel Santamaria é autor de O Evangelho dos Loucos (romance), No Tempo dos Segredos (romance), Assim Morre a Inocência (contos), Destino Navegante (Poemas), Para Ler no Caminho (Mensagens e Crônicas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário