" " NOVA CASTÁLIA: OS LIMITES DA FILOSOFIA

Curta a Página do Autor

terça-feira, 15 de agosto de 2017

OS LIMITES DA FILOSOFIA



Mesmo que a filosofia consista na busca do conhecimento, todo aquele que envereda por esse caminho necessita ter como pressuposto básico a concepção de que existem limites para o conhecimento filosófico. Ou seja, nem tudo é passível de ser conhecido, seja pelas limitações da capacidade humana, seja pela constituição essencial do objeto a ser conhecido. 

Por exemplo, o ser humano não é capaz de abarcar em seu conhecimento a realidade integral do universo porque, sendo menor do que aquilo que está sendo estudado, consegue somente compreender a pequena parte que sua condição permite observar. Trata-se de uma limitação do sujeito cognoscente. Outro exemplo: ainda que exista uma realidade sobrenatural, e ela se revele eventualmente, tal realidade tem como situação peculiar o fato de ser intrinsecamente diversa da situação natural. O que é sobrenatural atua, às vezes, sobre a natureza, mas sempre dentro dos seus limites. 

Com isso, quem se dedica ao estudo filosófico terá necessariamente que conviver, de quando em quando, com dimensões que transcendem a ânsia de conhecimento.  


Gabriel Santamaria é autor de O Evangelho dos Loucos (romance), No Tempo dos Segredos (romance), Assim Morre a Inocência (contos), Destino Navegante (Poemas), Para Ler no Caminho (Mensagens e Crônicas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário